top of page
Buscar
Foto do escritorAndre Luiz

Kris Kristofferson, cantor, compositor e ator, morre aos 88 anos.

Kris Kristofferson, cantor, compositor e ator, conhecido por sua habilidade como letrista e seu carisma bruto, faleceu aos 88 anos.



De acordo com Ebie McFarland, porta-voz da família, Kristofferson faleceu pacificamente em sua casa em Maui, no Havaí, no último sábado, cercado por seus familiares. A causa da morte não foi revelada.


Nascido em Brownsville, Texas, Kristofferson iniciou sua carreira no final da década de 1960, escrevendo grandes sucessos como "Sunday Mornin' Comin' Down", "Help Me Make it Through the Night", "For the Good Times" e "Me and Bobby McGee". Embora fosse também cantor, muitas de suas canções tornaram-se famosas na voz de outros artistas, como Ray Price com "For the Good Times" e Janis Joplin com "Me and Bobby McGee".


Além de sua carreira musical, Kristofferson teve destaque no cinema. Ele atuou ao lado de Ellen Burstyn no filme "Alice Não Mora Mais Aqui" (1974), de Martin Scorsese, e estrelou ao lado de Barbra Streisand no clássico "Nasce Uma Estrela" (1976). Também participou do filme "Blade" (1998), ao lado de Wesley Snipes.


Com uma formação acadêmica robusta, Kristofferson, que memorizava versos do poeta William Blake, conseguiu misturar letras profundas e reflexivas sobre solidão e romance em suas canções, transformando-as em grandes sucessos da música country. Ele foi parte de uma nova geração de compositores influenciados por Bob Dylan, ao lado de figuras como Willie Nelson e John Prine.


Willie Nelson, durante uma cerimônia de premiação em 2009, declarou: "Não há compositor melhor vivo do que Kris Kristofferson. Tudo o que ele escreve se torna um clássico, e todos nós teremos que lidar com isso."


Kristofferson também demonstrava sua versatilidade no cinema, interpretando desde galãs românticos até cowboys em filmes de faroeste.


Com um currículo impressionante, ele foi boxeador e jogador de futebol universitário, além de ter conquistado um mestrado em inglês pela Universidade de Oxford. Kristofferson chegou a recusar um convite para lecionar na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, Nova York, para seguir seu sonho de se tornar compositor em Nashville. No início de sua carreira, trabalhou como zelador no estúdio da Columbia Records em 1966, enquanto Bob Dylan gravava o icônico álbum "Blonde on Blonde".


Seu legado na música e no cinema perdurará como referência de talento, ousadia e paixão pelas artes.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page